sábado, 29 de agosto de 2009

Gripe Suína


Este ano nosso recesso foi prolongado por causa de uma epdemia que chocou o mundo todo.Essa Influenza A (H1N1)é uma gripe que contagiou primeiro um porco no país do México.O porco que pegou essa gripe tossia muito e depois apareceu morto e a gripe fois passando para as pessoas que entraram ou ficaram perto do animal.Por isso deram o nome de Gripe Suína.Essa gripe começou a contagiar muitas pessoas e mata-las, com isso começou a deijar a população com medo.

Por isso o governo decidiu prolongar as férias para evitar que as pessoas pegassem, pois deveriamos evitar aglomerações, deixar as janelas sempre abertas, lavar sempre as mãos e pessoas que trabalham em hospitais deveriam usar mascaras.

Então esperou o tempo esquentar para que os alunos e professores podessem voltar as suas atividades diárias.

sábado, 22 de agosto de 2009

Peste Negra


Peste negra é a designação por que ficou conhecida, durante a Idade Média, a peste bubónica (português europeu) ou bubônica (português brasileiro), pandemia que assolou a Europa durante o século XIV e dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas, sendo que alguns pesquisadores acreditam que o número mais próximo da realidade é de 75 milhões , um terço da população da época.
A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores. Os surtos de peste bubónica têm origem em determinados focos geográficos onde a bactéria permanece de forma endémica, como no sopé dos Himalaias e na região dos Grandes Lagos Africanos. As restantes populações de roedores infectados hoje existentes terão sido apenas contaminadas em períodos históricos.
A Peste Negra foi uma pandemia que atingiu a Europa, a China, o Oriente Médio e outras regiões do Mundo durante o século XIV (1347-1350), matando um terço da população da Europa e proporções provavelmente semelhantes nas outras regiões. A peste não só dizimou a população como largamente destruiu a civilização europeia da baixa Idade Média, da construção das catedrais e do feudalismo, que foi substituída pela bastante diferente civilização das Descobertas e do Renascimento, logo que a população voltou a crescer. Durante o período de revolução que causou, instituições milenares como a Igreja Católica foram questionadas, novas formas de religião místicas e de pensar prosperaram e minorias inocentes como os leprosos e os judeus foram perseguidas e acusadas de serem a causa da peste.Os cidadãos que tinham a doença eram obrigados a sair das cidades por 40 dias para provar que não estavam doentes. Algumas ordens religiosas recolhiam estas pessoas e as tratavam enquanto estavam isoladas e não podiam se aproximar de pessoas que não tinham a doença


Transmissão

Rattus rattus, a espécie de ratazana responsável pela disseminação da peste durante a Idade Média
A
peste bubónica é uma doença primariamente de roedores: (ratos, ratazanas, coelhos, marmotas, esquilos). Espalha-se entre eles por contacto directo ou pelas pulgas, e é-lhes frequentemente fatal.
A peste nos humanos é uma típica
zoonose, causada pelo contacto com roedores infectados. As pulgas dos roedores recolhem a bactéria do sangue dos animais infectados, e quando estes morrem, procuram novos hóspedes. Entretanto a bactéria multiplica-se no intestino da pulga. Cães, gatos e seres humanos podem ser infectados, quando a pulga liberta bactérias na pele da vítima. A Y. pestis entra então na linfa através de feridas ou microabrasões na pele, como a da picada da pulga.
Outra forma de infecção é por inalação de gotas de líquido de
espirros ou tosse de indivíduo doente.

Prevenção

Evitar o contacto com roedores e erradicá-los das áreas de habitação é a única protecção eficaz. O vinagre foi utilizado na Idade Média, já que as pulgas e as ratazanas evitam o seu cheiro.
A peste é de comunicação obrigatória às autoridades. Contactos de indivíduos afectados ainda hoje são postos em
quarentena durante seis dias.

Tratamento

Os antibióticos revolucionaram o tratamento da peste, tornando-a de agente da morte quase certa em doença facilmente controlável. São eficazes a estreptomicina, tetraciclinas e cloranfenicol. Tratamentos mais recentes vêm utilizando também a gentamicina e a doxiciclina com resultados eficazes
Como é conhecida a Peste Negra hoje??
A Peste Negra nos dias de hoje seria conhecida como a Dengue, pois através de vários estudos que ja fizer chegaram a conclusão de que a Peste Negra dava o mesmo sintomas que a Dengue.
A peste Negra dava manchas pretas no corpo e a Dengue surge manchas avermelhadas no corpo!!
Bibliografia

www.google.com.br